segunda-feira, 10 de junho de 2013

Teoria da deriva continental

Em 1912, o cientista alemão Alfred Wegener propôs a teoria da deriva continental: outrora os continentes estiveram todos unidos formando um super-continente chamado Pangeia e que estava rodeado por um super-oceano chamado Pantalassa.

Fonte: http://www.infoescola.com
No entanto, como a crosta terrestre é formada por 7 placas tectónicas principais que andam à deriva sobre a camada de rocha fundida do manto, as forças magnéticas do interior da Terra fizerem com que as placas se deslocassem lentamente, o que justifica que atualmente os continentes estejam afastados uns dos outros. Atualmente, estima-se que todos os anos os continentes se afastem, em média, 2 cm.

Alfred Wegener não conseguiu comprovar a teoria da deriva continental embora os seus argumentos fossem muito fortes. Para se conhecer o mecanismo responsável pela deriva continental era preciso conhecer a morfologia dos fundos oceânicos e só depois da 2ª Guerra Mundial é que se desenvolveram os sonares e os submarinos que permitiram confirmar que a teoria de Alfred Wegener estava correta.

Sem comentários:

Enviar um comentário