segunda-feira, 10 de junho de 2013

Reflexão final da unidade "Falhas e dobras"

A nossa professora ensinou-nos as falhas e dobras de uma forma muito esquemática e acho que consegui perceber porquê: quando andei a pesquisar informação para o meu blogue reparei que tudo isto é mais complexo. É necessário ter mais conhecimentos de física, principalmente a parte das forças, para aprofundarmos esta matéria.

Uma coisa que me fazia muita confusão antes de ver imagens reais era como, olhando para uma montanha, se conseguia distinguir o seu tipo de falha ou dobra pois é diferente olhar para um esquema ou para a realidade. Tinha dificuldades em distinguir… Mas depois de ter estudado melhor lá percebi.

As paisagens com falhas e dobras podem constituir um risco para a humanidade ao ponto de provocarem sismos, mas também podem ser consideradas maravilhas da natureza como na África do Sul a Table Mountain ou permitir realizar grandes desempenhos desportivos.

Em relação à parte da deriva continental acho que o cientista Alfred Wegener era um génio. Como é que ele conseguiu criar argumentos que mais tarde se vieram a comprovar que eram verdadeiros estando a tecnologia tão pouco evoluída na altura?

Sem comentários:

Enviar um comentário