domingo, 9 de junho de 2013

Reflexão final da unidade "Os sismos"

Um sismo pode ser completamente destruidor e provocar muitos prejuízos, mas também pode levar à renovação de uma determinada região pois quando se reconstrói aquilo que foi destruído vai-se pensar de outra maneira ao ponto de tornar as coisas diferentes e melhores.

Por exemplo, o sismo de Lisboa foi muito destrutivo e levou a vida de muitas pessoas, mas será que apesar de tudo trouxe alguma coisa boa? Na minha opinião sim, pois a reconstrução da cidade seguiu um planeamento arquitetónico e ficou muito melhor.

Sobre esta matéria surgiram-me algumas questões:

Se atualmente não tivéssemos tantos conhecimentos científicos e ainda acreditássemos em lendas e ocorresse um sismo, o que faríamos? A quem atribuiríamos as “culpas”?

Porque é que os animais sentem primeiro os sismos que os humanos? Que característica especial os faz antecipar estes acontecimentos? Se também conseguíssemos prever os sismos da mesma forma, será que muitas das mortes podiam ser evitadas?

Durante a minha vida nunca tive a experiência de sentir um sismo, nem quero ter… Mas já ouvi relatos de familiares que sentiram abalos de pequena magnitude. Estando atualmente a maioria das pessoas bem informadas, será que, durante um sismo, com o pânico, conseguirão seguir as regras de segurança e salvarem-se? Até onde é que irá o limite da nossa calma que tanto nos recomendam manter nestas situações?

Sem comentários:

Enviar um comentário