domingo, 9 de junho de 2013

Lendas sobre sismos

Também em relação aos sismos, os povos antigos substituíam a falta de explicações científicas por outro tipo de explicações. Um pouco estranhas, acho eu…

Na Índia:
Segundo a mitologia hindu, a Terra era sustentada por oito fortíssimos elefantes. Quando algum deles se cansava, agachava-se, sacudia-se e abanava a cabeça, produzindo-se os sismos.

Fonte: http://hypescience.com

No Japão:
Segundo o folclore japonês, no fundo do mar, sob o arquipélago, vive o Namazu, um peixe-gato gigante, escuro, com grandes bigodes e de hábitos noturnos. De acordo com a lenda, apenas o Deus Kashima é capaz de controlar o Namazu, colocando uma grande pedra sobre a sua cabeça.

O problema é que, por vezes, Kashima adormece de tanto cansaço por cuidar do Namazu. Então, o peixe consegue escapar e o seu movimento, especialmente da cauda, é que causa o terramoto.

Fonte: http://conexaotokyo.blogspot.pt

Na América do Norte:
Um chefe índio apaixonou-se por uma princesa. Chamavam-lhe Reelfoot, por ter um pé deformado. Quando o pai da princesa recusou o seu pedido de casamento, o chefe Reelfoot raptou-a para casar com ela.

O Grande Espírito (Deus dos índios) avisou-o que, segundo as leis tribais, um índio não deve roubar a esposa de outra tribo vizinha. Se ele desobedecesse, o Grande Espírito faria com que a Terra abanasse e as águas engolissem a sua aldeia, enterrando o seu povo numa imensa sepultura. Reelfoot decidiu ignorar a ira do Grande Espírito e, no meio da cerimónia de casamento, a ameaça concretizou-se: os abalos da Terra foram tão fortes que causaram uma enorme cheia no Rio Mississipi que originou o Lago Reelfoot.

Fonte: http://upload.wikimedia.org

Em Moçambique:
A Terra é um ser vivo que pode adoecer. Quando fica doente, tem febre e arrepios e é por isso que sentimos os seus tremores.

Fonte: http://protagonizajuventude.blogspot.pt/

Na Grécia: Segundo Aristóteles, no interior da Terra havia cavernas subterrâneas, onde estavam aprisionados ventos muito fortes que, ao tentarem escapar-se, faziam a terra tremer.

Sem comentários:

Enviar um comentário