domingo, 9 de junho de 2013

Regiões sísmicas

A maioria dos sismos observa-se nas fronteiras das placas tectónicas, tal como acontece com a maior parte da atividade vulcânica.
Fonte: http://domingos.home.sapo.pt
As três principais zonas sísmicas são:
  1. Zona do Círculo Circum-Pacífico – É responsável pela libertação de cerca de 75 - 80% da energia sísmica anualmente libertada. Forma um arco que rodeia o oceano Pacífico, abarcando as cadeias de montanhas da costa oeste das Américas e os arcos insulares que se dispõem ao longo das costas da Ásia e da Austrália. 
  2. Zona mediterrânica - transasiática – É responsável pela libertação de cerca de 15 a 20 % da energia sísmica anual. Esta zona começa nos Açores, continua pelo norte de África, encurva através da Península Itálica, passa pelos Alpes, Grécia, Turquia, Irão, Himalaias e termina no Círculo Circum-Pacífico. 
  3. Sistema das cristas oceânicas – É a terceira zona de maior sismicidade responsável por 3 a 7 % da energia sísmica anualmente libertada.
No site http://www.apolo11.com/terremotos.php poderás consultar todos os sismos que ocorreram no planeta nos últimos 7 dias, e poderás observar mapas com a sua localização:


Neste vídeo podemos observar como as pessoas reagem quando ocorre um sismo. São dadas explicações sobre a formação dos sismos e conseguimos ver a falha de Santo André na Califórnia, USA.


1 comentário: