domingo, 9 de junho de 2013

Representação gráfica de sismos

De acordo com a sua magnitude:
O sismógrafo é um aparelho em permanente funcionamento que regista, com precisão, a vibração do solo provocada pela passagem das ondas sísmicas, ou seja, regista a magnitude dos sismos.

Fonte: http://w3.ualg.pt

O gráfico obtido num sismógrafo indica as características das diferentes propagações das ondas sísmicas e chama-se sismograma.

Um sismograma, em período de calma sísmica, apresenta o aspeto de uma linha reta com apenas algumas oscilações. Quando ocorre um sismo, os registos tornam-se mais complexos e com oscilações bastante acentuadas, mostrando a amplitude das diferentes ondas sísmicas.

Fonte: http://paleolisboa.com
A partir destes dados, os sismólogos - pessoas especializadas em sismos - podem classificar os sismos com base na escala de Richter.

De acordo com a sua intensidade:
A partir da recolha de dados relativos à destruição causada pelo sismo e das informações prestadas pelas pessoas, é possível elaborar uma carta de intensidades sísmicas: as cartas de isossistas. Estas cartas apresentam linhas curvas e fechadas que unem, num mapa, pontos onde se registaram valores de intensidades sísmicas iguais. Em cada isossista, a intensidade varia um grau, aumentando da periferia para o centro. Ao centro da carta corresponde o epicentro do sismo.

Este é um exemplo de uma carta de isossistas referente ao terramoto de Lisboa de 1755:

Sem comentários:

Enviar um comentário