domingo, 9 de junho de 2013

Relatório de visita

No 3º período recebemos a visita de um geólogo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para nos contar algumas curiosidades sobre a matéria dos sismos.

Primeiro explicou-nos um pouco o que era a sua profissão e disse uma frase curiosa: assim como o cão é o melhor amigo do homem, os fósseis são os melhores amigos dos geólogos.

Aqui ficam algumas ideias importantes desta visita:
  • O sismo de Lisboa em 1755 provocou a quase total destruição da nossa cidade. Este sismo é considerado um dos 10 acontecimentos que mais marcaram a história mundial;
  • Explicou-nos as diferenças entre os conceitos de sismo, maremoto, terramoto e tsunami. Referiu que um tsunami é duplamente destruidor comparado com um sismo e que os sismos podem ter origem nas fraturas das placas tectónicas. Quanto maior for a espessura dessas placas, maior será o sismo;
  • Os estudos no fundo do mar são muito importantes para o estudo da atividade sísmica;
  • Entre os maiores sismos a nível mundial, destacam-se: o sismo do Chile em 1960, o do Alasca em 1964, e muitos dos que têm afetado o Japão e a Indonésia. Alguns destes sismos tiveram uma magnitude superior a 8,5.
Esta visita ajudou-nos a aprofundar alguns aspetos da matéria dada nas aulas e talvez alguém na assistência tenha ficado com vontade de, um dia mais tarde, ser geólogo. Eu ainda não sei…

Sem comentários:

Enviar um comentário