segunda-feira, 10 de junho de 2013

Falha de Santo André

A costa oeste dos EUA, especialmente a Califórnia, é um dos locais com maior atividade sísmica do planeta. É aí que se encontra a conhecida Falha de Santo André que se prolonga por cerca de 1.290 km de comprimente e 15 Km de profundidade. Marca o limite entre as duas maiores placas tectónicas do planeta: a placa do Pacífico e a placa Norte-Americana.

Apesar de não der percetível aos nossos olhos, naquela região, a placa norte-americana desliza 14 mm por ano em sentido sudeste enquanto a placa do Pacífico se desloca, em sentido oposto, 5 mm por ano.

Por vezes, a resistência entre elas aumenta e a energia do movimento acumula-se até ser repentinamente libertada, causando grande instabilidade em todo o estado da Califórnia e esteve na origem do violento terremoto que destruiu a cidade de São Francisco em 1906.

Existe a crença popular de que um grande abalo sísmico poderia dividir o estado da Califórnia em dois e uma parte do estado se soltaria do continente e formaria uma ilha. Tal evento é cientificamente possível e poderá ocorrer de forma natural em milhões de anos; no entanto, um sismo em grande escala aceleraria este processo.

Fontes: http://www.infoescola.com e http://www.apolo11.com

Sem comentários:

Enviar um comentário