Os cientistas pensam que a Lua se formou por causa de um objeto do tamanho de um planeta que atingiu a Terra e “atirou” para a órbita terrestre uma abrasadora nuvem de fragmentos de rochas e poeira. À medida que essa nuvem foi arrefecendo, os pedaços que a constituíam começaram a unir-se até acabarem por formar a Lua.
A Lua é muito mais pequena do que a Terra: cabem cerca de 49 Luas dentro da Terra.
A Lua também tem menos gravidade. Se pesares 40 Kg na Terra, na Lua pesarias menos de 7 Kg.
A Lua não tem atmosfera e é por essa razão que o céu por cima da Lua é sempre escuro. Por isso, se estiveres na Lua numa zona de sombra, as estrelas são visíveis em qualquer altura.
A Lua não consegue sustentar vida, a não ser que se use um fato espacial. Mas há cada vez mais provas de que a Lua contém muito mais água do que se pensava há uns anos. Porém trata-se de água congelada e as pessoas que emigrassem para a Lua precisariam de fazer um grande esforço para a transformar na sua forma líquida.
A Lua vista da Terra:
A Terra vista da Lua:
Fonte: www.astronomy.com |
Gosto das imagens.
ResponderEliminarPoder ter interesse participar numa sessão de observação noturna promovida pelo Observatório Astronómico de Lisboa, na Ajuda. Estas sessões realizam-se num sábado, todos os meses. Podes ver mais informação em http://www.oal.ul.pt/.
Já lá estive e vale a pena.