sábado, 8 de dezembro de 2012

A evolução do conhecimento do Universo

A Astronomia é uma das mais antigas ciências. Os homens primitivos, pelo seu instinto de sobrevivência, foram os primeiros cientistas a compreender a existência de fenómenos, simplesmente através da observação do céu. Desta forma conseguiram identificar acontecimentos que se repetiam: a sucessão dos dias e das noites, as fases da Lua e o movimento das estrelas.

Este conhecimento foi depois rapidamente aplicado para satisfazer as necessidades da humanidade. Por exemplo, para a agricultura, base da subsistência, era vital determinar o início das estações do ano, prevendo as melhores épocas para as sementeiras.

Ao longo dos séculos, com base na evolução dos instrumentos e técnicas de observação, o conhecimento sobre o Universo evoluiu muito. Nesta entrada do blogue apresento a lista de alguns dos cientistas mais importantes e que contribuíram para que muitos limites do conhecimento fossem ultrapassados.

Fontes utilizadas:
- Apontamentos do caderno da disciplina de ciências naturais
- Wikipedia, pelo nome de cada personalidade
- Imagens Google, pelo nome de cada personalidade
- Ferreira, Máximo e Almeida, Guilherme de – “Introdução à Astronomia e às Observações Astronómicas”, Plátano Editora, 7º Edição, 2004

Sem comentários:

Enviar um comentário