sábado, 8 de dezembro de 2012

As galáxias

As galáxias são acumulações de um grandioso número de estrelas (milhares de milhões), seus sistemas, gases e poeiras que se mantêm juntos devido à força da gravidade.

Atualmente podem observar-se mais de mil milhões de galáxias. A concentração de galáxias designa-se por cúmulo.

As galáxias são classificadas em vários tipos, de acordo com a forma que apresentam:

A galáxia em que vivemos pertence ao cúmulo Grupo Local, tem um formato em espiral e chama-se Via Láctea. É a 2ª maior do grupo e possui cerca de 100 mil milhões de estrelas entre as quais o Sol.

Para receberes alguma correspondência de alguém que vive para lá da nossa galáxia, não te esqueças de indicar em que braço da espiral vivemos – braço Orion. Ah! Nunca esqueças também o código postal, senão o carteiro não acerta com o planeta Terra…

Sabias que todas as estrelas que podemos contemplar com o nosso olhar pertencem à Via Láctea? O único elemento do Universo que se pode observar a olho nu e que fica fora da nossa galáxia é Andrómeda, a maior galáxia do Grupo Local.
Fonte: www.savoir-sans-frontieres.com

Sabemos onde nos localizamos no Universo. Mas será que ocupamos um lugar especial? Ou somos apenas um minúsculo ponto, como tantos outros, neste infindável Universo? Bom…pelo menos acho que tenho um lugar especial na minha família, em casa e na escola.

Sem comentários:

Enviar um comentário