sábado, 8 de dezembro de 2012

A formação do Sistema Solar

O Sistema Solar é o nome que damos ao conjunto de planetas que orbitam à volta da nossa estrela, o Sol.

O nosso Sistema Solar formou-se há cerca de 5 mil milhões de anos. Existem 2 teorias para a sua formação: a partir de uma super-nova e a partir de uma nebulosa. Estas teorias são diferentes na sua origem, mas semelhantes no seu processo de evolução.

Como foi criado o nosso Sistema Solar a partir de uma super-nova?

Passo 1: Deu-se a explosão de uma grande estrela e o material libertado foi lançado para o espaço.

Passo 2: O material começou-se a agrupar e a formar núcleos. De um desses núcleos iria formar-se o sistema solar.

Passo 3: Formou-se uma bola de poeira que começou a girar e a achatar-se num disco à medida que atraía mais poeira, tornando-se cada vez maior e girando cada vez mais rápido.

Passo 4: Os restantes astros do sistema solar formaram-se do material que se encontrava nas extremidades dessa massa (passados milhões e milhões de anos). 

Os planetas acabaram por formar 2 grupos principais: perto do Sol (onde é quente e os planetas são rochosos); mais longe, para lá de Marte (onde os planetas são gasosos e consistem numa espessa atmosfera de gases em redor de uma região interior líquida, muito provavelmente com um núcleo sólido).

Passo 5: Os planetas desimpediram as suas órbitas ao “devorarem” todos os pedaços de material que encontravam no seu caminho. Como Júpiter é o planeta maior, pode ter sido ele a fazer a maior parte desse trabalho de limpeza.

Passo 6: Centenas de milhões de anos depois, os planetas fixam-se em órbitas estáveis; as mesmas órbitas que percorrem ainda hoje. Os pedaços de matéria que restaram acabaram por ficar retidos na cintura de asteroides entre Marte e Júpiter, ou mais longe ainda, para lá de Plutão.

Como se formou o sistema solar a partir de uma nebulosa?

O sistema solar teve origem numa grande nuvem de gás e poeiras, de onde foram expelidos anéis de matéria gasosa. A partir desses anéis formaram-se os planetas que foram originar o sistema solar.

Mais uma vez, também tenho a minha própria teoria:


Sem comentários:

Enviar um comentário