Será que as pessoas estão devidamente informadas sobre os sinais que os vulcões transmitem antes de entrarem em erupção? Será que a tecnologia se poderá desenvolver ao ponto de se conseguir prever com mais antecedência a erupção de um vulcão? Assim, talvez houvesse mais tempo para as populações se prepararem para uma evacuação perante a catástrofe iminente.
Durante esta unidade, por curiosidade, fiz uma pesquisa relacionada com a atividade vulcânica em Portugal. Em alguns sítios é referido que todos os vulcões em Portugal estão extintos, mas noutros é referido que alguns estão apenas adormecidos (inativos). Ficou-me então esta dúvida: Quando é que se considera que um vulcão está extinto?
Digo-vos que já tive oportunidade de estar bem perto de vulcões:
- Em 2009 fui aos Açores e visitei a ilha do Pico (cujo vulcão é o ponto mais alto de Portugal), e as furnas na ilha de S. Miguel;
- Em 2010, nas minhas férias grandes, fui à Costa Rica. Numa noite fizemos uma excursão para observar a atividade do vulcão Arenal e ficámos a dormir lá perto. Adorei esta experiência pois os quartos do hotel tinham uma parede envidraçada pela qual se via perfeitamente o vulcão.
Sem comentários:
Enviar um comentário