sábado, 20 de abril de 2013

Reflexão final da unidade "Os vulcões"

Os vulcões proporcionam-nos uma bela paisagem porém podem ser muito catastróficos pois, por vezes, destroem totalmente cidades ou outro tipo de povoações. Será que as pessoas não arriscam até ao limite as suas vidas e bens ao construírem as suas habitações e vias de comunicação perto de vulcões?

Será que as pessoas estão devidamente informadas sobre os sinais que os vulcões transmitem antes de entrarem em erupção? Será que a tecnologia se poderá desenvolver ao ponto de se conseguir prever com mais antecedência a erupção de um vulcão? Assim, talvez houvesse mais tempo para as populações se prepararem para uma evacuação perante a catástrofe iminente.

Durante esta unidade, por curiosidade, fiz uma pesquisa relacionada com a atividade vulcânica em Portugal. Em alguns sítios é referido que todos os vulcões em Portugal estão extintos, mas noutros é referido que alguns estão apenas adormecidos (inativos). Ficou-me então esta dúvida: Quando é que se considera que um vulcão está extinto?

Digo-vos que já tive oportunidade de estar bem perto de vulcões:
  • Em 2009 fui aos Açores e visitei a ilha do Pico (cujo vulcão é o ponto mais alto de Portugal), e as furnas na ilha de S. Miguel;
  • Em 2010, nas minhas férias grandes, fui à Costa Rica. Numa noite fizemos uma excursão para observar a atividade do vulcão Arenal e ficámos a dormir lá perto. Adorei esta experiência pois os quartos do hotel tinham uma parede envidraçada pela qual se via perfeitamente o vulcão.

Sem comentários:

Enviar um comentário