sexta-feira, 12 de abril de 2013

Benefícios e riscos da atividade vulcânica

Quais os benefícios associados à atividade vulcânica?

Exploração agrícola: As cinzas vulcânicas constituem adubos naturais para as terras onde se depositam. São ricas em elementos favoráveis ao crescimento das plantas e tornam os solos muito férteis. As águas dos lagos perto dos vulcões são ricas em nutrientes provenientes das cinzas vulcânicas, pelo que estão cheias de peixes.

Materiais para a construção: As rochas vulcânicas sólidas foram utilizadas para a construção de casas, monumentos ou templos. Em várias regiões francesas podemos encontrar casas antigas feitas com lavas negras ou pedra-pomes claras.

Utilização na indústria: O enxofre entra na composição de variados medicamentos e serve na indústria da borracha; a pedra-pomes, quando reduzida a pó, entra na composição da pasta de dentes.

Energia geotérmica: A geotermia é o nome dado ao calor do subsolo e à sua utilização como fonte de energia. Permite aquecer habitações, estufas, piscinas, etc. É graças a este tipo de energia que, na Islândia, situada perto do pólo norte, se consegue manter estufas com produção de laranjas, bananas e outros frutos tropicais.

Saúde: As termas são consequência do aquecimento das águas por parte dos vulcões. São ricas em variados nutrientes e permitem curar muitas doenças. No Japão os banhos de areia são muito procurados, pois também são uma fonte curadora de doenças. Nesses locais as pessoas enterram-se até ao pescoço na areia vulcânica, negra e quente, das praias.

Turismo: Os vulcões são muito procurados pelos turistas e constituem reservas naturais e um ambiente preservado.

Exploração mineira em zonas vulcânicas: Muitos jazigos de metais como o cobre, o ouro, a prata, o chumbo, o zinco e o estanho estão ligados a uma atividade vulcânica passada e fornecem importantes recursos à indústria.

Exploração científica: Existem em todo o mundo cerca de 70 observatórios. Os cientistas que estudam os vulcões fazem progredir a vulcanologia, tentando compreender onde e quando terão lugar erupções e como se desenrolarão.

E já agora, durante esta semana enquanto estava a estudar História descobri uma coisa muito curiosa: umas pinturas numa casa em Pompeia mantêm-se muito bem conservadas devido às cinzas vulcânicas do vulcão Vesúvio que soterrou a cidade em 79 d.C..

Fonte: http://cna7.wordpress.com
 
Quais os riscos associados à atividade vulcânica?

Quando os vulcões entram em erupção provocam muita destruição na natureza e na vida humana.

As escoadas de lava destroem tudo à sua passagem, mas geralmente não passam das áreas mais circundantes do vulcão. Os recordes de comprimento das escoadas encontram-se na Austrália e Estados Unidos e chegam aos 150 km.

As bombas vulcânicas quando caem podem matar e ferir pessoas, bem como destruir construções.

As cinzas vulcânicas podem provocar problemas respiratórios nos homens e nos animais destruindo também as plantas por asfixia. As cinzas, quando projetadas para a atmosfera, fazem com que a poluição atmosférica aumente significativamente.

As nuvens ardentes vão-se propagando e podem provocar a morte a humanos e animais por asfixia. A presença de pequenas partículas de cinza na atmosfera também tem impacto no tráfego aéreo.
Fontes: www.noticias.r7.com; www.almasurf.com
 

2 comentários:

  1. Este é sem dúvida, o melhor blog científico que já encontrei!
    Óptimo trabalho! Continua!

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito....mas deveriam ter posto mais imagens...
    mas ta fixe...continuem!!!
    :D

    ResponderEliminar