sexta-feira, 19 de abril de 2013

Lendas sobre vulcões

Desde sempre que os vulcões fascinaram e aterrorizaram o Homem, levando à criação de muitas lendas em todo o Mundo. Deixo-vos aqui algumas que me pareceram bastante curiosas:

Japão: O gigante e o Monte Fuji
Para os japoneses, o Monte Fuji é uma montanha sagrada e local de habitação de vários deuses. Existe uma lenda que conta que o vulcão teria nascido do sonho inacabado de um gigante que queria entulhar o Oceano Pacífico. O infeliz passou uma noite a encher sacos de terra para despejar no oceano, mas acabou por desistir e despejou os últimos sacos sobre o Japão, fazendo nascer o Fuji.

Fonte: http://jp-lugaresfantasticos.blogspot.pt

Indonésia: Recordação de um sacrifício
Segundo uma lenda, um casal real que não conseguia ter filhos, apelou ao deus do vulcão Bromo e jurou oferecer-lhe um dos seus filhos. O casal teve uma descendência numerosa e sacrificou o seu 25º filho ao vulcão. Ainda hoje, uma vez por ano, numerosos peregrinos sobem as encostas do vulcão Bromo para se manterem em recolhimento toda a noite antes de atirarem flores, frutos, dinheiro, galinhas e até cabras, para o interior do vulcão.

Fonte: http://thetruthbehindthescenes.wordpress.com

América do Norte: Um urso gigante
Os índios americanos de Wyoming explicam a presença da agulha rochosa do Pico do Diabo com uma lenda curiosa. O pico terá saído da terra para salvar 7 rapariguinhas perseguidas por um urso gigante. Uma vez longe do solo, escaparam ao animal monstruoso. As longas marcas verticais abertas nos lados seriam as marcas deixadas pelas garras do urso ao tentar agarrar as raparigas.

Fonte: http://www.viajandoblog.com

Sicília (Itália): A origem do fogo do Etna
 Na mitologia grega, Zeus teve de enfrentar os Titãs antes de se tornar no pai dos deuses do Olimpo. A guerra foi tão terrível que o universo quase desapareceu. Zeus triunfou e puniu severamente os inimigos vencidos, acorrentando-os e enterrando-os vivos. Um deles, Encelado, sepultado sob o vulcão Etna. Os Gregos pensavam que as erupções do vulcão se deviam ao hálito de fogo e às contorções do Titã sempre que este se virava.

Fonte: http://www.decadevolcano.net
Fonte: Beaumont, Émilie; Gaudin, Chistine; "Os vulcões", 2004.

Sem comentários:

Enviar um comentário