Fumarolas: são emissões de fumo que se formam quando a água da chuva se infiltra nas rochas até à câmara magmática transformando-se em vapor. Se o vapor subir com facilidade até à superfície origina as fumarolas. Dividem-se em 3 tipos:
- Fumarolas de água quente - fumarolas quentes;
- Fumarolas que emitem vapor de água e enxofre - sulfataras;
- Fumarolas que emitem vapor de água e dióxido de carbono - mofetas.
As fumarolas dos Açores são muito conhecidas. São do tipo sulfataras. Na Ilha de S. Miguel são utilizadas para cozinhar o cozido à portuguesa.
Fonte: olhares.sapo.pt |
Termas: são locais onde existe água quente (águas termais). Formam-se quando a água da chuva se infiltra nas rochas até à câmara magmática transformando-se em vapor. O vapor, se tiver dificuldade em atingir a superfície, perde temperatura, transforma-se em água quente e pode acumular-se num reservatório horizontal, formando assim as fontes termais.
Fonte: www.destinosdeviagem.com |
Géisers: são jatos de água que se formam quando a água da chuva se infiltra nas rochas até à câmara magmática transformando-se em vapor. O vapor, se tiver dificuldade em atingir a superfície, perde temperatura, transforma-se em água quente, e pode acumular-se num reservatório na vertical que irá ejetar a água até à superfície. O tempo que demora de um jato ao outro depende do tamanho do depósito.
O recorde de altura para um géiser é de 500m. Foi observado na Nova Zelândia entre 1901 e 1904. Os jatos com 30 a 60 m de altura são vulgares, tal como os do parque Yellowstone, nos Estados Unidos que emite dezenas de milhares de litros de água a ferver a cada 65 minutos.
Fonte: meioambiente.culturamix.com |
Imagem da formação de uma fumarola, terma e géiser:
Sem comentários:
Enviar um comentário