sexta-feira, 19 de abril de 2013

Filme "Vulcão"

Na disciplina de Ciências Naturais tivemos a oportunidade de visionar o filme "Vulcão". Apesar de ser uma aventura de ficção (não se tratava de um documentário a retratar factos reais), permitiu ilustrar algumas situações referidas nas aulas sobre o tema "Atividade Vulcânica: riscos e benefícios da atividade vulcânica".

O filme “Vulcão” (título original “Volcano”) é um filme norte-americano, lançado em 1997 e realizado por Mick Jackson.

Fonte: www.impawards.com



Apresento-vos aqui o meu resumo da história.

Tudo começa numa normal manhã na cidade de Los Angeles. Algumas pessoas tomam o pequeno-almoço, outras dirigem-se para o trabalho apressadas, os carros passam nas estradas e as lojas começam a abrir. Porém, tudo se irá alterar em breve.

Subitamente o chão começa a tremer e a população corre, desesperada, para o meio das ruas pois um terramoto de magnitude 4,9 na escala de Richter começa a afetar a cidade.

Após o terramoto, e com a maioria das pessoas concentrada no parque central da cidade, qual não é o espanto dos cientistas do local quando começam a verificar a saída de muito vapor pelas sarjetas, buracos de esgotos, etc. Rapidamente se apercebem que, do interior da Terra, estão a ser expelidos dióxido enxofre, dióxido de carbono e vapor de água.

Pela cidade vai crescendo o receio da ocorrência de mais réplicas do terramoto e aconselha-se que as pessoas abandonem rapidamente as suas habitações.

Nesse mesmo dia, a água de um lago começa a aumentar progressivamente de temperatura, o que significa que a superfície da Terra está a começar a aquecer.

Duas geólogas decidem então ir ver o que se passa, descendo por uma abertura até ao túnel do metro. Aí, começam a inspecionar o local e reparam em fendas provocadas pelo movimento das placas tectónicas.

Uma das cientistas apercebe-se que dentro das fendas se encontra um líquido viscoso, duma cor indefinida entre o alaranjado e o avermelhado, e que está a começar a libertar fumo que contém magnésio e níquel. Compreende então que se trata de magma e que está a ocorrer a formação de um vulcão. Acaba por morrer intoxicada devido ao fumo intenso.

A outra cientista, muito assustada e temendo pela vida, consegue chegar à superfície sã e salva. No entanto, está consciente da catástrofe iminente pois aquele líquido perigoso, mais tarde ou mais cedo, iria chegar à superfície.

Um novo terramoto de maior intensidade abala a cidade. Abrem-se cada vez mais fendas no chão e a cratera do vulcão começa a aparecer. Dessa cratera começa a jorrar lava, juntamente com piroclastos (bombas de lava), o que vai provocar incêndios, explosões e mortes por toda a cidade.

Segue-se um momento de grande silêncio que provoca grande alívio das pessoas. Mas o pior ainda estava para vir: rapidamente a lava começa a jorrar pelas ruas como se fosse um rio e não há maneira de a parar.

Aviso: Ainda não viste o filme? Se continuares a ler ficas a saber como é que acaba...

A população une-se e começa a construir uma parede de betão. O objetivo é parar a lava e solidificá-la com a ajuda dos esguichos das mangueiras dos bombeiros e de helicópteros cheios de água. Há grande ansiedade em relação ao resultado desta operação que aparentemente é bem-sucedida.

Porém, um grupo de cientistas prevê que a lava comece agora a escorrer pelos túneis do metropolitano até emergir à superfície. A única opção será desviar a lava para o mar. 

Com esse objetivo, decidem colocar explosivos num centro comercial e acioná-los quando a lava surgir à superfície de modo a que os destroços desviem a rota da lava na direção desejada.
Depois do êxito do plano, é o momento de iniciar as obras de reconstrução da cidade. Apesar do alívio momentâneo, nada apaga a tristeza pelas vidas perdidas e pela destruição causada e mantém-se a preocupação que o vulcão possa um dia voltar a entrar em erupção.

A minha opinião sobre o filme
Eu gostei muito deste filme porque acho interessante a mistura de ficção com factos reais sobre os vulcões.

Nas aulas já tínhamos abordado este assunto pelo que o visionamento deste filme foi uma maneira diferente e divertida de continuarmos a dar esta matéria.

Existem muitos momentos de suspense e na minha opinião a história está muito bem montada.

Ficamos a pesar se é possível uma cidade preparar-se para uma catástrofe natural como o aparecimento e erupção de um vulcão. Penso que não. Na realidade, a única opção será a evacuação das populações para locais seguros.

Sem comentários:

Enviar um comentário