sábado, 9 de março de 2013

Teoria da Terra oca

Desde tempos remotos que se criaram mitos e teorias sobre a possibilidade do centro da Terra ser oco.

Muitas das civilizações mais antigas falavam de cidades lendárias escondidas no centro da Terra:

Reino de Agartha
Segundo a crença budista da Ásia Central, era um labirinto subterrâneo que abrigava populações provenientes da antiga Atlântida (submersa no Oceano após uma suposta erupção vulcânica). O seu líder conhecia todas as forças da Terra, lia todas as almas e conhecia os seus destinos.
Fonte: http://solonaescola.blogspot.pt
Reino de Hades
Segundo a mitologia grega, tinha várias entradas espalhadas pela Grécia e era o local para onde seguiam as almas das pessoas mortas (fossem elas boas ou más) para lá se tornarem sombras.
Fonte: http://olimpomitology.blogspot.pt
Com o avanço das ciências a substituir as lendas, no séc. XVII começaram a aparecer teorias com base científica sobre um mundo interior no nosso planeta:

Edmund Halley (cujo nome foi dado ao cometa de 1682)
Para explicar certos fenómenos estranhos no campo magnético terrestre, sugeriu que a crosta da Terra tinha 500 Km de espessura e, no seu interior, existiriam três planetas concêntricos do tamanho de Vénus, Marte e Mercúrio. Neles, existiriam seres vivos e uma atmosfera interior luminosa.
Fonte: www.projetoockham.org
No século XVIII, outros cientistas introduziram mudanças nesta teoria, mas nunca a rejeitaram:

Leonard Euler
Considerou que no interior da Terra havia um único Sol que iluminava e aquecia uma civilização extremamente desenvolvida que aí vivia.
Fonte:www.projetoockham.org
Sir John Leslie
Concluiu que, na verdade, existia, não um, mas dois sóis interiores, a que chamou Plutão e Proserpina.

John Symmes
Apresentou, em 1818, a sua teoria, em que a Terra era oca e habitável por dentro, possuindo internamente diversas esferas sólidas e concêntricas. Havia aberturas na crosta externa da Terra em ambos os polos, por onde se poderia entrar no interior do planeta que seria um local quente, fértil, com muitos e enormes animais e vegetais.
Fonte: http://www.museumofhoaxes.com
Com intenção de fazer essa viagem ao interior da Terra, Symmes convocou 100 homens para partir da Sibéria no outono, com renas e trenós, e chegar até ao norte do Paralelo 82 N. Essa expedição só viria a ocorrer 10 anos após a sua morte e durou 4 anos, mas a teoria de Symmes não foi confirmada.

Na década de 1970 esta teoria voltou a ganhar força, devido a uma fotografia que revelava uma imagem do Pólo Norte sem as nuvens que geralmente o encobrem e mostrando um buraco.
Fonte: http://www.bibliotecapleyades.net
Esta foto reforçava a crença de que a Terra não seria uma esfera compacta, mas sim um corpo oco, com fendas localizadas nos pólos. No seu interior habitaria uma raça muito desenvolvida em termos de tecnologia e que eventualmente visitaria o exterior da Terra a bordo de OVNIs. Estaria assim explicada a maior parte das naves avistadas pelos seres humanos nos últimos tempos.

Vários escritores de ficção científica adotaram também este tema, tal como Júlio Verne no seu célebre livro “Viagem ao Centro da Terra”. Este livro já deu origem a vários filmes, sendo o último bastante recente, o que demonstra o interesse que este assunto continua a suscitar.
Fonte: http://minhavidaemfilmes.blogspot.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário