Muitas das civilizações mais antigas falavam de cidades lendárias escondidas no centro da Terra:
Reino de Agartha
Segundo a crença budista da Ásia Central, era um labirinto subterrâneo que abrigava populações provenientes da antiga Atlântida (submersa no Oceano após uma suposta erupção vulcânica). O seu líder conhecia todas as forças da Terra, lia todas as almas e conhecia os seus destinos.
Fonte: http://solonaescola.blogspot.pt |
Segundo a mitologia grega, tinha várias entradas espalhadas pela Grécia e era o local para onde seguiam as almas das pessoas mortas (fossem elas boas ou más) para lá se tornarem sombras.
Fonte: http://olimpomitology.blogspot.pt |
Edmund Halley (cujo nome foi dado ao cometa de 1682)
Para explicar certos fenómenos estranhos no campo magnético terrestre, sugeriu que a crosta da Terra tinha 500 Km de espessura e, no seu interior, existiriam três planetas concêntricos do tamanho de Vénus, Marte e Mercúrio. Neles, existiriam seres vivos e uma atmosfera interior luminosa.
Fonte: www.projetoockham.org |
Leonard Euler
Considerou que no interior da Terra havia um único Sol que iluminava e aquecia uma civilização extremamente desenvolvida que aí vivia.
Fonte:www.projetoockham.org |
Concluiu que, na verdade, existia, não um, mas dois sóis interiores, a que chamou Plutão e Proserpina.
John Symmes
Apresentou, em 1818, a sua teoria, em que a Terra era oca e habitável por dentro, possuindo internamente diversas esferas sólidas e concêntricas. Havia aberturas na crosta externa da Terra em ambos os polos, por onde se poderia entrar no interior do planeta que seria um local quente, fértil, com muitos e enormes animais e vegetais.
Fonte: http://www.museumofhoaxes.com |
Na década de 1970 esta teoria voltou a ganhar força, devido a uma fotografia que revelava uma imagem do Pólo Norte sem as nuvens que geralmente o encobrem e mostrando um buraco.
Fonte: http://www.bibliotecapleyades.net |
Vários escritores de ficção científica adotaram também este tema, tal como Júlio Verne no seu célebre livro “Viagem ao Centro da Terra”. Este livro já deu origem a vários filmes, sendo o último bastante recente, o que demonstra o interesse que este assunto continua a suscitar.
Fonte: http://minhavidaemfilmes.blogspot.pt |
Sem comentários:
Enviar um comentário