domingo, 10 de março de 2013

Como se formam os vulcões?

A crosta terrestre e a parte sólida do manto formam a Litosfera (uma camada de rochas sólidas de 100 a 150 Km de espessura). Essa parte superior rígida da Terra está fragmentada em placas gigantescas (placas tectónicas) que se deslocam sob a influência de movimentos do manto (composto em parte por magma pastoso, a altas temperaturas e com grandes quantidades de gás).

Fonte: minhalogia.blogspot.com
Quando se dão esses movimentos, é libertada uma grande quantidade de energia que pode levar à fratura de rochas da litosfera mais próximas da Astenosfera. Nessa altura, o magma sobe, derretendo algumas rochas e formando um reservatório de magma (câmara magmática).
 
O princípio de uma erupção vulcânica assemelha-se ao fenómeno que se produz quando agitamos uma bebida gasosa antes de a abrirmos.
 
Num determinado momento, o magma contido no reservatório magmático atinge uma tal pressão que é obrigado a escapar-se para a superfície da Terra, subindo todas as fissuras e trepando pela chaminé principal antes de saltar para o ar, através da cratera. Esse aumento de pressão deve-se, muitas vezes, a uma atividade sísmica.
 
Durante esse percurso, o magma perde temperatura e gás, tornando-se lava. Podemos, assim, fazer a seguinte distinção:
  • Magmas – Vêm do manto terrestre e são rochas a temperaturas muito elevadas, total ou parcialmente fundidas. A sua composição química é variável mas podem considerar-se como misturas silicatadas. Contêm grandes quantidades de gás e apresentam mobilidade, apesar de existirem magnas com diferentes viscosidades;
  • Lava – É a designação dada ao magma a partir do momento em que este é projetado para a atmosfera e se espalha no solo. É líquida e tem menor temperatura e menos gases que o magma de origem. 
Fonte: http://www.futurity.org
Resumindo:
  • Apesar de um vulcão ter a sua origem na Litosfera, a matéria que expele provem da Astenosfera;
  • As atividades vulcânicas e sísmicas estão muitas vezes interligadas entre si: antes dos vulcões entrarem em atividade é frequente ocorrerem sismos, subida da temperatura da superfície da Terra e emissão de gases.

Sem comentários:

Enviar um comentário