Fonte: minhalogia.blogspot.com |
O princípio de uma erupção vulcânica assemelha-se ao fenómeno que se produz quando agitamos uma bebida gasosa antes de a abrirmos.
Num determinado momento, o magma contido no reservatório magmático atinge uma tal pressão que é obrigado a escapar-se para a superfície da Terra, subindo todas as fissuras e trepando pela chaminé principal antes de saltar para o ar, através da cratera. Esse aumento de pressão deve-se, muitas vezes, a uma atividade sísmica.
Durante esse percurso, o magma perde temperatura e gás, tornando-se lava. Podemos, assim, fazer a seguinte distinção:
- Magmas – Vêm do manto terrestre e são rochas a temperaturas muito elevadas, total ou parcialmente fundidas. A sua composição química é variável mas podem considerar-se como misturas silicatadas. Contêm grandes quantidades de gás e apresentam mobilidade, apesar de existirem magnas com diferentes viscosidades;
- Lava – É a designação dada ao magma a partir do momento em que este é projetado para a atmosfera e se espalha no solo. É líquida e tem menor temperatura e menos gases que o magma de origem.
Fonte: http://www.futurity.org |
Resumindo:
- Apesar de um vulcão ter a sua origem na Litosfera, a matéria que expele provem da Astenosfera;
- As atividades vulcânicas e sísmicas estão muitas vezes interligadas entre si: antes dos vulcões entrarem em atividade é frequente ocorrerem sismos, subida da temperatura da superfície da Terra e emissão de gases.
Sem comentários:
Enviar um comentário